A perda da visão pode acontecer devido a ferimentos, traumatismos, perfurações ou vazamentos nos olhos. Durante a gestação, doenças como rubéola, toxoplasmose e sífilis, além do uso de substâncias tóxicas, podem causar esta deficiência na criança.
Atrofia Óptica: Deteriorização de parte ou de todas as fibras do nervo óptico impedindo a trasminssão das sensações visuais da retina ao cérebro. Os sintomas são: dificuldade para discriminar objetos à distância e para a leitura; diminuição ou ausências das cores e a baixa acuidade visual.
Catarata Congênita: É a opacificação do cristalino presente ou desenvolvido logo após o nascimento. A catarata impede a passagem da luz para a retina. Os sintomas são: visão emborrada e/ou embaçada; dificuldade para identificar detalhes e baixo nível de visão central.
Glaucoma: Aumento da pressão interna do olho causado por uma anomalia na eliminação do humor aquoso, causando o aumento do globo ocular tornando-o geralmente azulado. Os sintomas são: Baixa visão noturna; perda da visão periférica; dificuldade para a locomoção e para a leitura.
Albinismo: Ocorre diante da ausênsia de pigmentação nos olhos. Essa patologia é adquirida geneticamente. Os sintomas são: baixa acuidade visual; nistagmo, fotofobia e geralmente ocorre "erro de refração".